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  • Permite efetuar a alteração ao registo do proprietário de máquina de diversão;
  • Esta atividade pode ser desempenhada em livre prestação de serviços.
Link para Balcão do Empreendedor
Sem Sessão
O serviço que pretende aceder só está disponível para utilizadores autenticados.
Como realizar
1.1 Submissão do pedido
O pedido é feito através da apresentação de Requerimento, dirigido ao Presidente da Câmara Municipal, devidamente instruído, de acordo com o modelo disponível no Balcão do Empreendedor (Bde) - "Exploração de Máquinas de Diversão - Comunicação da Alteração do Proprietário "
Todos os elementos anexar ao pedido podem ser entregues em formato digital, de acordo com as considerações abaixo elencadas.
O pedido poderá ser submetido através dos serviços online ( meio preferencial) , presencialmente no Balcão Único, por correio eletrónico ou via postal.
Considerações a tomar na submissão do seu pedido:

A. Requerente
Entidade singular ou coletiva com legitimidade para iniciar o procedimento.
B.  Representante
Entidade singular ou coletiva com legitimidade para assumir a pretensão do pedido no interesse e por conta do requerente. Pode atuar na qualidade de:
  • Representante Legal - Figura que se encontra definida por lei e resulta da necessidade de proteger os interesses de pessoas incapazes de exercer sua vontade ou assumir o pedido com plenitude ou consciência. Deve ser anexado documento que o comprove;
  • Mandatário  Figura escolhida livremente pelo requerente quando este lhe concede poder para exercer de acordo com os seus interesses, através de um mandato ou procuração. Deve ser anexado documento que o comprove;
  • Gestor de Negócios - Pessoa escolhida pelo requerente para agir em seu nome sem que, para tal, esteja formalmente autorizada;
  • Outros - deve indicar qual e anexar respetivo comprovativo.
C. Notificações/Comunicações:
A Via Postal é o meio de notificação/comunicação pré-definido e que não necessita de consentimento para a sua utilização.
Se pretender ser notificado por meios eletrónicos deverá dar consentimento prévio no requerimento inicial tendo as seguintes opções:
1. Caixa Postal Eletrónica (ViaCTT);
2. Telefone;
3. Telefax.
A ativação da caixa postal eletrónica é gratuita e pode ser efetuada diretamente no site da ViaCTT.
No caso da submissão do pedido pelos Serviços Online as notificações/ comunicações poderão ser efetuadas pela mesma via, nos termos previstos na Lei.
D. Assinatura do pedido:
  • Se submeter o requerimento através dos serviços online, o uso do nome de utilizador e a palavra-passe são suficientes como meios de autenticação, no entanto recomendamos o uso assinatura eletrónica qualificada ou certificado qualificado para assinatura dos documentos.
  • Se submeter o requerimento através do Balcão Único (atendimento presencial), deve utilizar a assinatura eletrónica qualificada do Cartão do Cidadão ou certificado qualificado, preferencialmente, ou a assinatura autógrafa (manuscrita) em caso de impossibilidade do sistema informático.
  • Se submeter o requerimento através do correio eletrónico, deve utilizar a assinatura eletrónica qualificada do Cartão do Cidadão ou certificado qualificado.
  • Se submeter o requerimento via postal deve utilizar a assinatura autógrafa (manuscrita).
E. Formato digital dos documentos: 
  • Formato PDF – para todos os documentos escritos e demais elementos originados ou não em formato digital.

  • Digitalização de documentos - quando  não seja possível a conversão direta para PDF dos documentos escritos e exista a necessidade de digitalizar os documentos; Todos os documentos digitalizados que contenham cor, devem, obrigatoriamente, ser digitalizados a cores.

  • Formato DWF – para todas as peças desenhadas do(s) projeto(s), incluindo as que são de entrega obrigatória também em formato vetorial.

  • Formato DWG ou DXF - para todas as peças georreferenciadas (ex: levantamentos topográficos, plantas de síntese e plantas de implantação).



1.2 Documentos necessários a exibir ou a entregar

1.2.1. Documentos a exibir (apenas em caso de atendimento presencial)


  • Documento (s) de identificação
    • Requerente Pessoa Singular: Cartão de Cidadão ou B.I. e Cartão de Contribuinte;
    • Requerente - Pessoa Coletiva: Certidão Comercial Permanente ou Código de Acesso à Certidão Comercial Permanente;
    • Representante: Documento comprovativo da qualidade de representante.
1.2.2. Documentos a entregar
  • Documentos de identificação:
    • Requerente Pessoa Singular: Cartão de Cidadão ou B.I. e Cartão de Contribuinte;
    • Requerente - Pessoa Coletiva: Certidão Comercial Permanente ou Código de Acesso à Certidão Comercial Permanente;
    • Representante: Documento comprovativo da qualidade de representante.
  • Para os pedidos de registo e alteração ao registo do proprietário de máquina de diversão:
    • Documento comprovativo da apresentação da declaração de rendimentos respeitante ao ano anterior ou da sua isenção, de acordo com o Código do Imposto sobre o Rendimentos de Pessoas Singulares (IRS) ou coletivas (IRC), conforme o caso;
    • Documento comprovativo de que o adquirente é sujeito passivo de IVA;
    • Documento comprovativo de que os temas de jogo que a máquina possui estão abrangido(s), pelo Decreto-Lei n.º 310/2002, de 18/12, na redação atual, emitido pelo Instituto de Turismo de Portugal;
    • Fatura ( ou documento equivalente) emitida de acordo com os requisitos previstos no código do IVA;
    • No caso de importação a países dora da UE, fotocópia autenticada dos documentos que fazem parte do despacho de importação com os dados identificativos da máquina a registar, com indicação das referências relativas ao mesmo despacho e BRI respetivo.
  • Para os pedidos de 2.ª via de máquina de diversão:
    • Documento de venda ou cedência com assinatura do transmitente reconhecida pelos meios consentidos pela Lei;
    •  Título de registo da máquina.
  • Para os pedidos de comunicação de substituição do tema de jogo:
    • Título de registo da máquina.
O que devo saber
2.1 Âmbito do Pedido
2.2. Custo estimado
2.3. Meios de pagamento
2.4. Legislação aplicável
2.5. Outras Informações
2.6. Contactos
2.1 Âmbito do Pedido

  • O registo é titulado pelo comprovativo eletrónico de entrega no balcão único eletrónico bem como do comprovativo do pagamento das quantias eventualmente devidas, devendo ambos documentos acompanhar a máquina a que respeitam;
  • As alterações de propriedade da máquina obrigam o adquirente a efetuar o averbamento respetivo, por comunicação no balcão único eletrónico dos serviços, que identifique o adquirente e o anterior proprietário, devendo o comprovativo da comunicação acompanhar a máquina a que respeita.

2.2. Custo estimado
  • Comunicação da alteração de propriedade da Máquina de Diversão:  44.34€ (quarenta e quatro euros e trinta e quatro cêntimos).
2.3. Meios de pagamento

Tesouraria do Balcão Único: Numerário, Multibanco ou Cheque;

Pagamento através de Referência Multibanco
2.4. Legislação aplicável
  • Decreto-Lei n.º 310/2002, de 18 de dezembro, na sua atual redação;
  • Regulamento Geral das Atividades Diversas do Município de Lagoa.

2.5. Outras Informações
N/A
2.6. Contactos
CÂMARA MUNICIPAL DE LAGOA
Morada: Largo do Município, 8401-851 Lagoa
Telefone: (+351) 282 380 400
Horário de funcionamento - Balcão Único
Segunda a sexta-feira, das 09h00m às 16h30.
O que posso esperar

3.1. Prazo de emissão/decisão


  • 30 dias.

3.2. Validade da pretensão


  • N/A