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Como realizar
1.2. Documentos necessários a exibir ou entregar

1.2.1. Documentos a exibir (apenas em caso de atendimento presencial)
1.2.2. Documentos a entregar

Documentos a exibir (apenas em caso de atendimento presencial):


1. Documento(s) de identificação

Requerente Pessoa Singular: Cartão de Cidadão ou B.I. e Cartão de Contribuinte;

Requerente - Pessoa Coletiva: Certidão Comercial Permanente ou Código de Acesso à Certidão Comercial Permanente;

Representante: Documento comprovativo da qualidade de representante;

Documentos a entregar:


1. Documentos de identificação:

Requerente Pessoa Singular: Cartão de Cidadão ou B.I. e Cartão de Contribuinte;

Requerente - Pessoa Coletiva: Certidão Comercial Permanente ou Código de Acesso à Certidão Comercial Permanente;

Representante: Documento comprovativo da qualidade de representante.

2. Planta de localização (ou print screen Google mapa ou outro equiparado) com o imóvel e local pretendido devidamente assinalado;

3. Caderneta predial;

4. Certidão do registo predial;

5. Cópia do requerimento de obras isentas de controlo prévio comunicadas;

6. Cópia do requerimento de obras ao abrigo de licença administrativa;

7. Cópia do requerimento de obras ao abrigo de comunicação prévia;

8. Seguro de responsabilidade civil (para obras isentas de controlo prévio e para licenças administrativas e comunicações prévias caso o seguro existente não salvaguarde tal risco);

9. Autorização do proprietário, caso o requerente não seja proprietário do imóvel; 

10. Outros documentos que o interessado considere pertinentes para o procedimento administrativo.

1.1 Submissão do Pedido

O pedido é feito através da apresentação de Requerimento, dirigido ao Presidente da Câmara Municipal, devidamente instruído, de acordo com o modelo disponível no Balcão do Empreendedor (Bde) - " Comunicação/Alteração/Encerramento Estabelecimento"

Todos os elementos anexar ao pedido podem ser entregues em formato digital, de acordo com as considerações abaixo elencadas.
Considerações a tomar na submissão do seu pedido:

A. Requerente
Entidade singular ou coletiva com legitimidade para iniciar o procedimento.
B.  Representante
Entidade singular ou coletiva com legitimidade para assumir a pretensão do pedido no interesse e por conta do requerente. Pode atuar na qualidade de:
  • Representante Legal - Figura que se encontra definida por lei e resulta da necessidade de proteger os interesses de pessoas incapazes de exercer sua vontade ou assumir o pedido com plenitude ou consciência. Deve ser anexado documento que o comprove;
  • Mandatário  Figura escolhida livremente pelo requerente quando este lhe concede poder para exercer de acordo com os seus interesses, através de um mandato ou procuração. Deve ser anexado documento que o comprove;
  • Gestor de Negócios - Pessoa escolhida pelo requerente para agir em seu nome sem que, para tal, esteja formalmente autorizada;
  • Outros - deve indicar qual e anexar respetivo comprovativo.
C. Notificações/Comunicações:
A Via Postal é o meio de notificação/comunicação pré-definido e que não necessita de consentimento para a sua utilização.
Se pretender ser notificado por meios eletrónicos deverá dar consentimento prévio no requerimento inicial tendo as seguintes opções:
1. Caixa Postal Eletrónica (ViaCTT);
2. Telefone;
3. Telefax.
A ativação da caixa postal eletrónica é gratuita e pode ser efetuada diretamente no site da ViaCTT.
No caso da submissão do pedido pelos Serviços Online as notificações/ comunicações poderão ser efetuadas pela mesma via, nos termos previstos na Lei.
D. Assinatura do pedido:
  • Se submeter o requerimento através dos serviços online, o uso do nome de utilizador e a palavra-passe são suficientes como meios de autenticação, no entanto recomendamos o uso assinatura eletrónica qualificada ou certificado qualificado para assinatura dos documentos.
  • Se submeter o requerimento através do Balcão Único (atendimento presencial), deve utilizar a assinatura eletrónica qualificada do Cartão do Cidadão ou certificado qualificado, preferencialmente, ou a assinatura autógrafa (manuscrita) em caso de impossibilidade do sistema informático.
  • Se submeter o requerimento através do correio eletrónico, deve utilizar a assinatura eletrónica qualificada do Cartão do Cidadão ou certificado qualificado.
  • Se submeter o requerimento via postal deve utilizar a assinatura autógrafa (manuscrita).
E. Formato digital dos documentos: 
  • Formato PDF – para todos os documentos escritos e demais elementos originados ou não em formato digital.

  • Digitalização de documentos - quando  não seja possível a conversão direta para PDF dos documentos escritos e exista a necessidade de digitalizar os documentos; Todos os documentos digitalizados que contenham cor, devem, obrigatoriamente, ser digitalizados a cores.

  • Formato DWF – para todas as peças desenhadas do(s) projeto(s), incluindo as que são de entrega obrigatória também em formato vetorial.

  • Formato DWG ou DXF - para todas as peças georreferenciadas (ex: levantamentos topográficos, plantas de síntese e plantas de implantação).

O que devo saber

2.1 Âmbito do Pedido

2.2. Custo estimado

2.3. Meios de pagamento

2.4. Legislação aplicável

2.5. Outras Informações

2.6. Contactos

2.1 Âmbito do Pedido
  • A Ocupação do Espaço Público não pode sobre qualquer forma condicionar ou prejudicar o trânsito de veículos, a circulação de peões e pessoas com mobilidade reduzida;
  • Não poderá sobre qualquer formar obstruir/ocultar sinalização de trânsito;
  • Após toda e qualquer OEP o requerente/responsável terá que obrigatoriamente repor o espaço público nas condições originais ou outras que os serviços técnicos desta Edilidade considerem necessárias;
  • A OEP terá que ser vedada e devidamente sinalizada.
2.2. Custo estimado


a) Tapumes ou outros resguardos por cada período de 30 dias ou fração
     a1) Por piso do edifício por eles resguardados e por metro ou fração, incluindo cabeceiras
0,46€
     a2) Por m2 ou fração de superfície da via pública:1,26€
b) Andaimes por cada período de 30 dias ou fração, por metro linear  ou fração e por andar ou pavimento a que correspondam (só na parte não definida pelo tapume)0,81€
c) Caldeiras ou tubos de descarga de entulho - por unidade e por cada 30 dias ou fração
6,21€
d) Amassadouros, depósitos de entulho ou materiais e outras ocupações autorizadas para obras, por m2 ou fração e por cada 30 dias de ocupação12,08€
e) Gruas, guindastes, veículos pesados e semelhantes, colocados no espaço público, ou que se projetem sobre o espaço público13,77€

2.3. Meios de pagamento

Tesouraria do Balcão Único: Numerário, Multibanco ou Cheque;

Pagamento através de Referência Multibanco


2.4. Legislação aplicável

  • Decreto-lei n.º 555/99 de 16 de dezembro, na sua redação atual;
  • Regulamento Municipal de Urbanização e Edificação do Município de Lagoa;
  • Regulamento Municipal do Serviço de Gestão de Resíduos Urbanos do Município de Lagoa.
2.5. Outras Informações

N/A
2.6. Contactos

CÂMARA MUNICIPAL DE LAGOA
Morada: Largo do Município, 8401-851 Lagoa
Telefone: (+351) 282 380 400
Fax: (+351) 282 380 444
E-mail: geral@cm-lagoa.pt
Horário de funcionamento - Balcão Único
Segunda a sexta-feira, das 09h00m às 16h30m
O que posso esperar
3.1. Prazo de emissão/decisão
Deverá ser respeitada a seguinte calendarização:
  • A licença de OEP é requerida pelo interessado com a antecedência mínima de 15 dias úteis relativamente à data de início da mesma;
  • Decisão emitida no prazo máximo de 10 dias.
3.2. Validade da pretensão

N/A